Governadores defendem Novo Fundeb e Flávio Arns quer educação como bandeira nacional, estadual e municipal
O Fórum Nacional de Governadores se reuniu em Brasília nesta semana divulgou nota em defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, o Fundeb.
No texto, governadores falam da importância de tornar o Fundeb permanente e da ampliação da contribuição dos recursos da União. Eles afirmam que o Fundo é o “principal instrumento de redução das desigualdades educacionais”.
Além disso, defendem a discussão imediata do assunto, tendo como base a PEC 15/2015, relatada pela deputada federal Professora Dorinha Seabra, que dialoga com a PEC 65/2019, relatada pelo senador Flávio Arns.
No encontro, o relator da PEC 65/2019 no Senado, senador Flávio Arns (Rede/PR), reafirmou a necessidade da aprovação do Novo Fundeb para garantir o financiamento da educação brasileira e acrescentou que todos precisam trabalhar juntos para alcançar esse objetivo. “Queremos que a bandeira da Educação seja a bandeira nacional, estadual e municipal. Para isto, o investimento é fundamental. Por isso, temos discutido muito novas fontes de financiamento que nos permitam apontar para o futuro, com a Educação sendo de fato prioridade”.