em Cidadania e Direitos Humanos, Notícias, Projeto de Lei

Foto: Agência Senado

O senador Flávio Arns (Rede-PR) apresentou o Projeto de Lei nº 3202/2019 que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esquizofrenia, que será celebrado anualmente no dia 24 de maio. A proposta sugere a realização de ações sobre o tema por entidades públicas e privadas no dia e na semana em que recair a data.

Segundo Arns, as ações realizadas pelas instituições devem gerar debates para combater estereótipos, preconceitos e contribuir para que haja inclusão da pessoa com esquizofrenia na sociedade, especialmente no mercado de trabalho. Nas ações, também pode haver difusão de orientações sobre tratamento adequado com medicamentos e apoio psicossocial.

“Queremos, com o projeto, promover a conscientização de toda a sociedade sobre a esquizofrenia, buscando superar a falta de conhecimento que alimenta preconceitos e tabus”, justificou o senador. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a esquizofrenia é um transtorno mental grave que atinge cerca de 21 milhões no mundo inteiro. A esquizofrenia apresenta sintomas que afetam o modo como uma pessoa pensa, sente e age, afetando diretamente o comportamento.

No dia 24 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esquizofrenia. A data já faz parte do calendário de diversos países e foi instituída pela National Schizophrenia Foundation em homenagem ao francês Philippe Pinel, médico-chefe do Hospital de Bicêtre, nos arredores  de Paris, no fim do século XVIII, que ficou horrorizado ao ver pacientes presos às paredes por correntes, removendo-lhes os grilhões em 24 de maio de 1793.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar