Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho. O objetivo é complementar a formação do estudante e a preparação para o trabalho, com a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Quem pode participar?
Estudantes com idade igual ou superior a 16 anos que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico, Superior a Educação Especial, os anos finais do Ensino Fundamental e na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Qual a carga horária?
Quatro horas diárias – vinte horas semanais, no caso de estudantes de educação especial, estudantes dos anos finais do ensino fundamental e na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; 6 horas diárias – 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
Quais são os benefícios?
• Bolsa-auxílio (em casos de estágio facultativo, ou seja, não obrigatório);
• Vale-transporte.
Outros benefícios
O estagiário deve receber uma via do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que comprova a sua participação no estágio, sem a assinatura em sua Carteira Profissional.
Onde fazer a inscrição?
As instituições de ensino público e privado são responsáveis por manter seus cadastros atualizados para que seus estudantes possam participar de ofertas de vagas de estágio. Mais informações sobre a oferta de vagas de estágio o estudante pode encontrar no site Central de Estágio do Governo Estadual.
O CIEE produziu um vídeo mostrando as principais diferenças entre estágio e aprendizado. Confira aqui.
Dúvidas sobre os programas de estágio e de aprendiz, acesse as perguntas frequentes no portal do CIEE.