O senador Flávio Arns (Podemos-PR) apresentou nesta quinta-feira (11) projeto de lei que confere ao município de Antonina, uma das mais antigas cidades do Paraná, o título de Capital Nacional da Bala de Banana.
Na justificativa do texto, Arns destaca que as famosas balas de banana tiveram início no município em meados dos anos 70, por iniciativa de uma família antoninense, que percebendo a demanda de mercado e o potencial natural da região litorânea para o cultivo da banana, começou o processo de produção de forma artesanal, desde o descasque da banana, até a etapa da embalagem das balas.
“Dentre os produtos típicos da cidade, a bala de banana tem alcançado destaque em outros estados, e até mesmo internacionalmente, sendo este produto o que mais tem impulsionado e promovido o turismo local e regional”, afirmou.
O senador ressaltou, ainda, que a cidade de Antonina, possui duas marcas oficialmente registradas de balas de banana, as conhecidas Balas de Banana Antonina, ou popularmente apelidada de “a bala do papel verde”, e a também as famosas Balas Bananina, conhecidas como “as balas do papel laranja”.
“As duas marcas têm investido na produção e modernização das fábricas, que geram empregos há mais de 40 anos, e trabalhando em conjunto com a comunidade. Mensalmente, são produzidas uma média de 15 mil toneladas de balas, o que conferiu às fábricas o “Selo de Indicação Geográfica”, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Flávio Arns acredita que esse projeto de lei reflete a valorização do pequeno produtor rural e o respeito às questões sociais e ambientais. “Além disso, fará com que o município de Antonina seja tido como exemplo de sustentabilidade, com ênfase na geração de emprego e renda”, explicou.