A Subcomissão Temporária de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência do Senado Federal realiza nesta quarta-feira (27) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4/2020, que institui a Semana Nacional da Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), a ser celebrada anualmente na segunda semana de julho.
Para debater a matéria, a Comissão irá receber os autodefensores da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes), Francisco Matos Além Felipe dos Santos e Tâmara Tamires Soares Silva; o vice-presidente e os autodefensores da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), Marco Castilho, Carlos Henrique Viana e Ismael Ultino Tavalone, respectivamente; e as autodefensoras da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Débora Seabra e Laura Negri.
Segundo Arns, o conceito de autodefensoria é definido pela capacidade da pessoa com deficiência intelectual de decidir sobre a própria vida e, assim, tornar-se um agente ativo na família e na sociedade. “Nos últimos 40 anos, o conceito de ‘autodefensoria’ ganhou força ao permitir que pessoas com deficiência intelectual opinassem e influenciassem nas decisões de políticas públicas, orçamentos e ações relacionados à área”, afirma Arns.
A audiência interativa será transmitida pelo canal da TV Senado no YouTube (youtube.com/tvsenado) e o público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Cidadania (senado.leg.br/ecidadania) ou pela Ouvidoria (0800.061.2211).