O Instituto DataSenado apresenta na terça-feira (3), em audiência pública interativa, o resultado de estudo sobre o cuidado de pessoas com deficiência, com doenças raras e idosos. O debate, que contará a apresentação com o Serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras), terá início às 14h30 na sala 9 da Ala Alexandre Costa.
A audiência terá a participação da coordenadora do Instituto DataSenado, Laura Efigênia de Sousa do Nascimento; do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa; do coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Volmir Raimondi, do mesmo ministério; do representante da Coordenação-Geral das Pessoas com Doenças Raras, José Naum, também desse ministério; do cuidador profissional Francisco Sousa de Moraes e da cuidadora familiar Jéssica Alves Guedes.
O debate é promovido por iniciativa conjunta dos senadores Mara Gabrilli (PSDB-DP), Flávio Arns (Rede-PR) e Eduardo Gomes (MDB-TO). Eles são presidentes das Subcomissões Permanente da Pessoa com Deficiência (Arns), de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Eduardo) e Temporária sobre Doenças Raras (Mara). As três subcomissões que funcionam no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS):
No requerimento para a realização de audiência, Mara Gabrilli destaca o atual contexto social de crescimento do número de pessoas dependentes de cuidados para a realização de atividades da vida diária.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)