A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fará uma audiência pública para debater a importância da criação do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esquizofrenia, a ser celebrado em 24 de maio. A reunião está marcada para esta quarta-feira (23), a partir das 11h, no plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa.
Autor do requerimento para a audiência e também do projeto que institui a efeméride (PL 3.202/2019), o senador Flávio Arns (Rede-PR) ressaltou que a data já é celebrada em diversos países e tem como objetivo chamar a atenção para esse transtorno mental que acomete 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para o parlamentar, a promoção de debates e a conscientização sobre a esquizofrenia é imprescindível, uma vez que as pessoas com essa doença enfrentam muitas dificuldades sociais, sobretudo no campo das relações pessoais e de trabalho. “A sociedade precisa saber que a esquizofrenia não tem cura, mas permite à pessoa por ela acometida ter uma vida normal, produtiva e integrada à sociedade por meio de tratamento adequado com medicamentos e apoio psicossocial”, afirmou Arns.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a esquizofrenia é um transtorno crônico, profundamente incapacitante, caracterizado por importantes sintomas psicóticos, bem como deficits na emoção, motivação e cognição. Os sintomas são alucinações e delírios, que promovem falsas percepções do ambiente e crenças irreais.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado