O senador Flávio Arns participou nesta quinta-feira (19) em Londrina do jantar Noite Portuguesa em homenagem aos 60 anos de fundação do Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES. A instituição do terceiro setor foi fundada em agosto de 1959 pelo casal Rosalina Lopes Franciscão e Odesio Franciscão e atua na área da pessoa surda e com deficiência auditiva.
“Foi um momento de celebrar o instituto que já ajudou diversos paranaenses e que conta com a presidência da Sra Rosalina Franciscão, que é referência na área de educação para surdos. Desejo que este seja apenas o início de um caminho ainda maior com muito reconhecimento da população de Londrina”, elogiou Arns.
O Iles conta com turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e com diversos profissionais qualificados como pedagogos, assistentes sociais, professores e intérpretes de Libras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, médicos neurologistas e otorrinolaringologistas.
Desde 2001, o Instituto atua também na prestação de serviços de alta complexidade a alunos e pacientes de Londrina e outros 22 municípios da região por meio do Centro Audiológico Professora Rosalina Lopes Franciscão. O atendimento é feito por convênio com o SUS e outras parcerias.