Foi instalada, nesta terça-feira (28), a Subcomissão Temporária para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino), que funcionará no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi eleita presidente do colegiado que terá como finalidade analisar os desafios e perspectivas da reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415, de 2017.
Para o presidente da CE, senador Flávio Arns, o tema é de extrema relevância. “Esse é um dos grandes desafios da educação brasileira. Precisamos envolver estudantes, professores e gestores escolares de todo o país a favor de um Ensino Médio atrativo e de qualidade. A CE, por meio da Subcomissão, estará atenta e atuante neste importante debate”, disse.
Para Teresa, os entes da federação têm encontrado diversas dificuldades em executar o novo modelo e o Senado pode ajudar na solução.
“Evidências conhecidas até aqui demonstram que não há engajamento, não há unidade de compreensão (…) Muitas lacunas precisam ser tratadas pelo Parlamento visando à construção de alternativas que se orientem pelo superior interesse dos estudantes, a quem o direito à educação precisa ser garantido”, defendeu a senadora.
Trabalhos
Teresa marcou a próxima reunião para o dia 12 de abril, quando serão apresentados o plano de trabalho e os nomes dos suplentes da subcomissão. Ao todo, o novo colegiado terá 180 reuniões.
Outros quatro parlamentares compõem o novo colegiado: Augusta Brito (PT-CE), Professora Dorinha Seabra (União/TO), Izalci Lucas (PSDB/DF) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
Com informações da Agência Senado