Um projeto de lei que tramita no Senado Federal pode conferir ao município de Maringá, no Paraná, o título de Capital Nacional do Associativismo. A iniciativa partiu do senador Flávio Arns (Rede-PR) com o objetivo de reconhecer e homenagear a cidade que é referência nacional no setor.
Maringá é conhecida por sua forte cultura associativista. Nascida em 1947, a cidade teve origem na colonização do noroeste do Paraná e logo atraiu a atenção por seu solo produtivo e fértil. Atualmente, a agricultura é uma das principais atividades econômicas do município.
“Ao conferirmos esse título, estamos reconhecendo a importância de Maringá para a história do associativismo brasileiro e fortalecendo ainda mais a cidade no cenário nacional. É um reconhecimento merecido para o município e para o trabalho de cooperativas que tanto contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, afirma Arns.
A força do associativismo em Maringá se confirma pela presença de nove cooperativas no município, nos setores de crédito, saúde e trabalho. “Juntas, elas totalizam cerca de 276 mil cooperados, mais de 5 mil funcionários e foram responsáveis por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões em 2018, gerando emprego, renda e melhor qualidade de vida para a população”, complementa o senador.
Foto: José Fernando Ogura